segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Os Misterios da Rabeca encerra sua jornada com o brilho do FESTUERN


A peça principal da Eloy Cia teatral em 2015 encerrou seu ciclo numa brilhante apresentação no 11º FESTUERN. O evento ocorreu no último dia 28 de Novembro no Centro Cultural da UERN em Natal-RN. A peça desde que estreou tem sido bem repercutida pelo público e pela crítica, sendo uma das mais conceituadas na categoria estudantil. Estima-se que mais de mil pessoas tenham visto esse trabalho entre as oito apresentações que marcaram seu ciclo, e sem dúvida ficará na memória a performance do grupo cênico nos palcos nos quais "Os Mistérios da Rabeca" estrelou.

A boa repercussão que envolveu o espetáculo teatral lajense, deve-se ao empenho da equipe em buscar primar pela qualidade das encenações. Fazer um teatro escolar que segue a disciplina da arte é um desafio constante no dia a dia da Cia Teatral. São grandes as diversidades, mas o poder de querer mostrar a melhor arte possível reitera a proposta filosófica e reverte as incertezas compostas no decorrer do processo.
 Reviver o duro golpe em Lampião e seus cangaceiros de uma forma totalmente sincrética, podendo "agradar a gregos e troianos" foi de certo modo inexplicável. Pra sempre ficará na lembrança as divagações de Virgulino e seus guerreiros "bandidos Heróicos".
Para Fábio Fernandes, diretor da Cia Cênica: " Montar uma peça dessa natureza engrandece de forma grandiosa a trajetória da Eloy Cia Teatral e credencia o projeto cênico a um marco na arte escolar Lajense". Os Mistérios da Rabeca tem um potencial político muito evidente, os cangaceiros nordestinos liderados por Virgulino Ferreira (Lampião) que  buscam habitar o céu, conflituam-se com os santos que não facilitam o acesso aso lar celestial por serem considerados homens "do mau", porém lutam pra entrar no território sagrado que simboliza a riqueza da terra. A Imaculada intercede por eles que representam as minorias populares, a discussão que circunda esse espetáculo recheado de citações poéticas com versos de Fabião das Queimadas, Musicas da MPB e um repertório vocabular baseado nas vivencias da cultura e tradição nordestina.

O FESTUERN mais uma vez proporcionou a esses pequenos artistas que os palcos da vida são sempre os mais complexos, ja que a vida... "Ah, essa ja é um grande mistério"... Antenados pelo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário